quarta-feira, 2 de outubro de 2019

CEREST realiza oficinas com Agentes Comunitários de Saúde de Marília

O diagnóstico situacional é uma das primeiras atividades desenvolvidas no processo de implantação da equipe de saúde em um território e tem como objetivo conhecer o perfil epidemiológico da população, os fatores demográficos, socioeconômicos, ambientais e culturais que podem influenciar na condição de saúde da comunidade. Em razão da constante mudança por que passam as comunidades, ele deve ser atualizado periodicamente.
O diagnóstico situacional é realizado pela equipe de saúde a partir dos dados coletados pelos ACS. 

Ele serve de base para a programação das ações de saúde a serem desenvolvidas, pois permite que a equipe conheça seu território e a população adscrita.

Pensando nisso, o Cerest Regional Marília tem realizado oficinas capacitando os Agentes comunitários para qualificar as ações na perspectiva da Saúde do Trabalhador de modo a garantir a integralidade da atenção.

Assim, foram programadas uma sequência de oficinas para capacitar os Agentes Comunitários de Saúde do município de Marília, realizadas pela terapeuta ocupacional Camila Costa Ribeiro Simionato em parceria com as alunas da residência multiprofissional da FAMEMA.

O primeiro encontro se deu  24 de setembro pela manhã, já no primeiro dia os trabalhos foram bastante produtivos e receber as agentes comunitárias foi bastante especial para o CEREST como um todo. Confira as fotos da oficina: 


Agentes Comunitários de Saúde durante a Oficina no CEREST 

Terapeuta Ocupacional Camila coordenando a oficina 

Realização de atividade 


Dando continuidade às atividades da Oficina. 



O próximo encontro está agendado para 15/10 já não tem mais vagas para inscrições, um novo encontro será realizado em novembro de 2019.
O Cerest compreende essa adesão como algo muito positivo, pois a parceria entre CEREST e ACSs é necessária e mais que bem-vinda para maior qualidade às ações em Saúde do Trabalhador no município e para uma maior identificação das ocorrências em saúde do trabalhador nos territórios. Esperamos frutos dessa oficina e eles virão, com certeza! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário