segunda-feira, 27 de abril de 2020

Pelo abril verde e pelas vítimas de acidentes e doenças do trabalho

Essa semana o blog do CEREST será todo dedicado aos trabalhadores vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho em Marília e região, estendendo nosso olhar ao que acontece 
no país e no mundo com trabalhadores.





Abril é um mês caro àqueles que dedicam sua vida ao trabalho relacionado à saúde e segurança laboral. Uma mês dedicado a pensar sobre a saúde, especialmente saúde dos trabalhadores. 
Já na primeira semana do mês, temos o dia 07 de abril, "Dia Mundial da Saúde" em comemoração à constituição da Organização Mundial de Saúde, como uma estratégia de despertar a consciência mundial sobre a influência da qualidade de vida e de diversos fatores sobre a saúde. 

Já o dia 28 de abril marca no mundo todo o momento de reflexão e ação ao lembrar dos trabalhadores e trabalhadoras vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. 
A data foi criada por movimentos sociais americanos em razão da explosão de um mina, no estado norte-americano da Virgínia que matou 78 mineiros em 1969.   

No Brasil, essa data também se tornou o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho por força da Lei 11.121/2005 e nesse mesmo ano a OIT (Organização Internacional do Trabalho) também definiu que esse seria o "Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho".

Em razão dessas datas,  durante o mês de abril, órgãos públicos, instituições e outros atores sociais engajados nas ações e discussões sobre saúde do trabalhador, se organizam em campanhas e ações do chamado Abril Verde, como uma forma de promover o debate sobre a importância da saúde e segurança no trabalho no país. 

O CEREST, que já atua diariamente pensando na saúde e segurança dos trabalhadores de Marília e região através de ações de vigilância, assistência e educação, vem por meio do blog propor reflexões úteis a esse momento. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário